Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Reflexões teóricas sobre Liderança e Empreendedorismo - Parte 3

   Conceitos de Empreendedorismo

 Com o advento da tecnologia e com a facilidade de acesso a informação o homem tornou-se mais criativo principalmente no campo de trabalho, criando novos investimentos e dando origem a um tipo de investidor conhecido atualmente como empreendedor. Mas o que vem a ser empreendedorismo?  
DORNELAS (2008), afirma que o “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso”, para tanto, existem duas definições de empreendedorismo: o de oportunidade e o de necessidade. O empreendedorismo de oportunidade o empreendedor define metas objetivos, se preocupa com o desenvolvimento econômico, já o empreendedorismo de necessidade, o empreendedor estar desempregado, tornando o seu empreendimento uma simples jornada.
 Para Dolabela (2008), o empreendedorismo:        

É uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship, que contém as ideias de iniciativa e inovação. É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar conseqüências... (DOLABELA, 2008, p.31).


Segundo IMES (2011), o empreendedorismo tem como características “a capacidade e alegria de criar, elaborar, inovar, engenhar algo novo, distinto e melhor”, o mesmo, afirma que essas características são citadas dentre os mais importantes autores.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

VERSOS EM PRETO E BRANCO

    Simples reflexão



 Fonte: André Luiz Vicente

Sei que a vida nos mostra caminhos que jamais desejaríamos ver ou ter seguido.
Sei também que não chove somente no inverno, mas também no verão e que mesmo o dia estando ensolarado a chuva é capaz de inundar grandes cidades.
Sejamos fortes e alegres, olhemos com olhos de águias tudo aquilo que se faz presente e distante.
Abracemos os grandes amigos e mesmo os piores inimigos.
Falaremos de paz até quando a guerra persistir e jamais veremos os fracassos, a não ser que seja para aprender com eles.
E assim viveremos de mãos dadas e compartilhando da mesma alegria e do mesmo amor.

Por: André Luiz Vicente 
Em:04/04/2010

Continua...


Reflexões teóricas sobre Liderança e Empreendedorismo - Parte 2

 Conceitos de Liderança 


O ser humano intuitivamente tem um conceito prévio de liderança - o ato de liderar - portanto, quando indagados a falar de liderança, tornam-se indubitável, faltando-lhe firmeza, clareza e organização de idéias. Entre as diversas concepções de liderança, existe uma extremamente errônea de que o ato de liderar é nada mais que exercer atitudes autoritárias sobre determinada organização de pessoas, pois, um líder tem a capacidade de influenciar pessoas – lhe impondo deveres e atitudes a serem executadas.
Bittencourt (2000) buscando localizar a origem do termo liderar, afirma que:

(...) verificar-se que a definição de “liderar”, palavra originária do inglês to lead, aparece registrada no ano 825 d.C., relacionada a comando, direção, condução entre outras. A palavra “líder” remonta ao século XIV, indicando aquele que conduz, enquanto liderança é encontrada na língua inglesa somente no início do século XIX (BITTENCOURT, 2000, p.272, apud IMES, 2011, p.15).

A concepção de liderança, somente é firmada no início do século XIX, apesar do termo liderar já ser constatado no ano de 825 d.C., o que faz pensar que o processo de liderança não é tão recente. Chiavenato (1995, apud IMES, 2011) define liderança como uma influência interpessoal, ocorrendo exclusivamente em grupos sociais. Segundo Davis e Newstron (1992, apud IMES, 2011) a liderança consiste em trabalhar entusiasmadamente na direção dos objetivos.
Ávila (2000, pag.12) “liderança é a capacidade de reunir as forças de um grupo em torno de um objetivo, transformando as pessoas em parceiros, estimulando seu crescimento e dando exemplo para manter a sua motivação elevada”.
 Para Hunter (2004), a “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados somo sendo para o bem comum”.
Percebe-se que a liderança é está à frente de um grupo e exercer influência sobre o mesmo, de forma objetiva, clara e carismática, já que a liderança se resume em liderar pessoas.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Reflexões teóricas sobre Liderança e Empreendedorismo¹

Fonte:http://www.asbeiras.pt/2012/12/oliveira-do-hospital-promove-empreendedorismo/

      A importância do empreendedorismo


      O mundo tem passado por várias transformações econômicas, sociais e políticas em um curto período de tempo, principalmente com o advento da tecnologia, que permitiu a criação e recursos tecnológicos capazes de inter-relacionar as diversas civilizações do mundo – como a criação da internet.
     No âmbito social e político podem-se verificar mudanças bastante significativas, porém ainda com vários contrastes sociais, onde a má distribuição de renda persiste principalmente nos países emergentes e subdesenvolvidos, contribuindo para os altos índices de pobreza e mortalidade.
       No que consiste nas transformações econômicas, verificar-se o processo de globalização que caracterizou o século XX e está fortemente ativo no século XXI. O processo de globalização possibilitou grandes renovações e mudanças econômicas, como a descentralização do capital e da produção. Para isso, foram necessárias pessoas capazes de inovar e recriar conceitos e práticas administrativas, produtivas, econômicas e de serviços, tendo como impulsor para a criação desses novos paradigmas a competição na economia:

Por isso, o momento atual pode ser chamado de a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade... (DORNELAS, 2008, p.06).

      Portanto, a nova era econômica que o mundo vem presenciando, possibilitou o surgimento de um novo tipo de “investidor” – o Empreendedor, cujo, suas características vão além de um administrador. Atualmente, o empreendedorismo tem proporcionado mudanças econômicas relevantes nos índices sociais. No entanto é necessário conhecer o perfil, características e conceitos existentes acerca dessa nova revolução econômica – o empreendedorismo, para que se desenvolvam de forma consistente e eficaz as atividades empreendedoras.
           Outra perspectiva do empreendedorismo é o papel que o líder (neste caso o empreendedor) exerce sobre a organização. O processo de Liderança é inevitável em qualquer organização e rede social. Conhecer a importância e os conceitos existentes sobre Liderança é indispensável, pois o ato de liderar é pertinente a qualquer pessoa que deseje exercer poder sobre uma determina organização. Enfim, a liderança e o empreendedorismo são indispensáveis no contexto atual em que a sociedade se encontra – um mundo totalmente globalizado e diversas oportunidades de negócios.


....continua.


¹ Este artigo foi apresentado para fins avaliativos na disciplina Liderança e Empreendedorismo no curso de Engenharia Civil, logo, me sentir na obrigação de postar este trabalho acadêmico,  compartilhando desta forma o conhecimento.

Referências

ÁVILA, Célia M. de. Orientações para o auto-empreendedorismo: Planejamento e gestão. 1ºEd. São Paulo – SP: AAPCS – Associação de Apoio Programa Capacitação Solidária, 2000.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: GMT, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3º Ed.Rio de Janeiro – RJ: ELSEVIER, 2008. p. 5-30.
IMES – Instituto Mantenedor de Ensino Superior Metropolitano S/C Ltda. Liderança e Empreendedorismo. 1ªEd. Salvador – BA: IMES, 2011.
HUNTER, James C. O monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.


MOREIRA, Daniela. 5 empreendedores de sucesso indicam livros que marcaram suas vidas. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-empreendedores-de-sucesso-indicam-livros-que-marcaram-suas-vidas.>.  Acesso em 26 set. 201.