Total de visualizações de página

6230

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Reflexões teóricas sobre Liderança e Empreendedorismo - Parte 2

 Conceitos de Liderança 


O ser humano intuitivamente tem um conceito prévio de liderança - o ato de liderar - portanto, quando indagados a falar de liderança, tornam-se indubitável, faltando-lhe firmeza, clareza e organização de idéias. Entre as diversas concepções de liderança, existe uma extremamente errônea de que o ato de liderar é nada mais que exercer atitudes autoritárias sobre determinada organização de pessoas, pois, um líder tem a capacidade de influenciar pessoas – lhe impondo deveres e atitudes a serem executadas.
Bittencourt (2000) buscando localizar a origem do termo liderar, afirma que:

(...) verificar-se que a definição de “liderar”, palavra originária do inglês to lead, aparece registrada no ano 825 d.C., relacionada a comando, direção, condução entre outras. A palavra “líder” remonta ao século XIV, indicando aquele que conduz, enquanto liderança é encontrada na língua inglesa somente no início do século XIX (BITTENCOURT, 2000, p.272, apud IMES, 2011, p.15).

A concepção de liderança, somente é firmada no início do século XIX, apesar do termo liderar já ser constatado no ano de 825 d.C., o que faz pensar que o processo de liderança não é tão recente. Chiavenato (1995, apud IMES, 2011) define liderança como uma influência interpessoal, ocorrendo exclusivamente em grupos sociais. Segundo Davis e Newstron (1992, apud IMES, 2011) a liderança consiste em trabalhar entusiasmadamente na direção dos objetivos.
Ávila (2000, pag.12) “liderança é a capacidade de reunir as forças de um grupo em torno de um objetivo, transformando as pessoas em parceiros, estimulando seu crescimento e dando exemplo para manter a sua motivação elevada”.
 Para Hunter (2004), a “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados somo sendo para o bem comum”.
Percebe-se que a liderança é está à frente de um grupo e exercer influência sobre o mesmo, de forma objetiva, clara e carismática, já que a liderança se resume em liderar pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário