Total de visualizações de página

6230

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Reflexões teóricas sobre Liderança e Empreendedorismo - Parte 3

   Conceitos de Empreendedorismo

 Com o advento da tecnologia e com a facilidade de acesso a informação o homem tornou-se mais criativo principalmente no campo de trabalho, criando novos investimentos e dando origem a um tipo de investidor conhecido atualmente como empreendedor. Mas o que vem a ser empreendedorismo?  
DORNELAS (2008), afirma que o “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso”, para tanto, existem duas definições de empreendedorismo: o de oportunidade e o de necessidade. O empreendedorismo de oportunidade o empreendedor define metas objetivos, se preocupa com o desenvolvimento econômico, já o empreendedorismo de necessidade, o empreendedor estar desempregado, tornando o seu empreendimento uma simples jornada.
 Para Dolabela (2008), o empreendedorismo:        

É uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship, que contém as ideias de iniciativa e inovação. É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar conseqüências... (DOLABELA, 2008, p.31).


Segundo IMES (2011), o empreendedorismo tem como características “a capacidade e alegria de criar, elaborar, inovar, engenhar algo novo, distinto e melhor”, o mesmo, afirma que essas características são citadas dentre os mais importantes autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário